A Manutenção Preditiva é uma técnica que visa a otimizar a operação de equipamentos e da planta industrial na qual estão inseridos, por meio do acompanhamento periódico da sua real condição de operação.
Uma das principais ferramentas da Manutenção Preditiva é a análise de vibrações. Todas as máquinas em funcionamento produzem vibrações que, aos poucos, levam-nas a um processo de deterioração. Tal deterioração é caracterizada por uma modificação da distribuição de energia vibratória pelo conjunto dos elementos que constituem a máquina. Observando a evolução do nível de vibrações, é possível obter informações sobre o estado da máquina.
O princípio de análise das vibrações baseia-se na ideia de que as estruturas das máquinas excitadas pelos esforços dinâmicos (ação de forças) dão sinais vibratórios, cuja frequência é igual à frequência dos agentes excitadores. Quando captadores de vibrações são colocados em pontos definidos da máquina, eles captam as vibrações recebidas por toda a estrutura, registrando-as. Sua análise, então, permite identificar a origem dos esforços presentes em uma máquina em operação.
Por meio da medição e análise das vibrações de uma máquina em serviço, detectam-se a presença de falhas que devem ser corrigidas e, por antecipação, o aumento do dano existente.